REVISÃO DE HOLERITES

O holerite, também chamado de recibo ou contracheque, é um dos documentos mais importantes da relação de emprego. A função dele é documentar os pagamentos realizados pelo empregador, registrando as verbas e valores pagos.

 

A cada pagamento realizado, o empregador emite duas vias do holerite. Uma via é assinada pelo empregado e fica com empregador. Outra via é obrigatoriamente fornecida ao empregado. Ao assinar o holerite, o empregado confere quitação dos valores e parcelas discriminadas no documento.

 

Regularmente, o empregado assina e recebe dois holerites por mês. Um referente ao adiantamento, e outro referente ao salário e demais parcelas remuneratórias. Anualmente, em novembro e dezembro de cada ano, o empregado também assina e recebe holerites referentes ao 13º salário, direito popularmente conhecido como abono.

 

Entendemos que o empregado tem direito de receber a via (cópia) de todos os holerites emitidos pelo empregador, em virtude do princípio da transparência na relação empregatícia (Convenção nº 117 da OIT c/c Precedente nº 93 da SDC do TST), justamente para que possa conferir os valores recebidos e documentos assinados. A Convenção Coletiva de Trabalho de várias categorias estabelecem essa obrigatoriedade de fornecer cópia dos holerites aos empregados.

 

É importante que o empregado guarde todos os holerites recebidos do empregador, ao menos dos últimos cinco anos. Através deles é possível verificar a regularidade do pagamento das férias, do 13º salário, do recolhimento de FGTS e, também, das verbas rescisórias em caso de demissão, principalmente quando o empregado recebe salário variável por comissão e/ou horas extras, em que a base de cálculo dos direitos depende de uma média mensal do salário.

holerite_imagem.jpg

O escritório VITOR CRISPIM Advocacia atua na revisão dos holerites para assegurar aos clientes o cálculo correto de direitos contratuais como horas extras, intervalos indenizados, repousos semanais remunerados (DSR), feriados trabalhados, adicional noturno, dentre outros direitos de bases salariais complexas.

 

É muito comum que, embora conste o direito no holerite, ele esteja calculado de forma errada, com ausência de alguma parcela salarial na base de cálculo, o que acaba por diminuir indevidamente o valor sem que o trabalhador perceba, gerando diferenças que podem ser pleiteadas na Justiça do Trabalho.

 

Conheça também a assistência na rescisão e o cálculo do tempo de serviço.

 

Entre em contato para mais informações.